O escritório Pironti Advogados, por meio do seu Sistema de Integridade, busca aplicar metodologia baseada em normas consagradas e melhores práticas de mercado, com a finalidade de trazer para sua realidade e suas relações de trabalho o real propósito da concepção de um processo de Compliance: promover a ética, o profissionalismo, a transparência e a integridade em todas as relações com nossos colaboradores, clientes, parceiros e a comunidade.

Conheça abaixo as 8 etapas implementadas no Sistema de Integridade do escritório Pironti Advogados:

1- Metodologia de trabalho exclusiva, desenvolvida pela equipe de profissionais da Pironti Advogados, todos os direitos reservados.

CÓDIGO DE CONDUTA

Repensar o óbvio e proporcionar o melhor resultado ao nosso cliente, com atuação ética e responsável, é o nosso propósito. Neste documento, consolidamos de forma objetiva os pilares de integridade que norteiam a conduta dos profissionais do nosso escritório, na intenção de promover contínuo aprimoramento da experiência de nossos clientes e relação com a comunidade jurídica.

POLÍTICAS

Política de Privacidade

A Política de Privacidade Externa firma o compromisso em assegurar a privacidade e proteção dos dados pessoais tratados pelo Pironti Advogados em decorrência da prestação dos nossos serviços, e tem como objetivo apresentar aos titulares de dados como são realizados esses tratamentos, envolvendo a finalidade do armazenamento, coleta, utilização e possíveis compartilhamentos.

Política de Brindes, Presentes e Hospitalidades

Estabelecer as diretrizes do escritório quanto aos princípios de integridade relativos aos brindes.

Política Anticorrupção e Antissuborno

Estabelecer as diretrizes e ratificar o comprometimento do escritório com os mais elevados padrões éticos.

Política de Diversidade
e Inclusão

Expressar a posição do escritório quanto aos princípios éticos que são seguidos pelo escritório relativos à igualdade, respeito e empatia a todos e orientar todos que se relacionam com o escritório sobre o padrão de conduta que se espera.

Política de Publicidade e Comunicações Externas

Orientar todos que se relacionam com o escritório Pironti Advogados acerca do padrão de conduta a ser praticado no desempenho e planejamento de estratégias de marketing jurídico.

Política de Doações e Patrocínios

O Regimento Interno do Comitê de Ética contém as normas de estrutura, funcionamento e procedimentos que regerão as atividades do Comitê.

Política de Relacionamento com Agentes Públicos e Processos Licitatórios

Expressar a posição do escritório quanto aos princípios éticos que são seguidos pelo escritório relativos à igualdade, respeito e empatia a todos e orientar todos que se relacionam com o escritório sobre o padrão de conduta que se espera.

Política de Cookies

Expressar a posição do escritório quanto aos princípios éticos que são seguidos pelo escritório relativos à igualdade, respeito e empatia a todos e orientar todos que se relacionam com o escritório sobre o padrão de conduta que se espera.

Política de Segurança da Informação

Expressar a posição do escritório quanto aos princípios éticos que são seguidos pelo escritório relativos à igualdade, respeito e empatia a todos e orientar todos que se relacionam com o escritório sobre o padrão de conduta que se espera.

Relatório Anual: Sistema de Integridade do Pironti Advogados - Principais Ações Práticas - 2022

NOSSA ESTRUTURA DE GESTÃO E GOVERNANÇA

CANAL DE RELATOS

COMPLIANCE PARA NÓS

“É uma ciência comportamental que visa buscar a integridade nas relações humanas, regidas ou não por lei, mediante aplicação efetiva de ferramentas protocolares de gestão com o propósito de garantir a manutenção do ambiente ético e promover a sustentabilidade social, ambiental e econômica das instituições.”

MARIANA DE PADUA TOMASI KEPPEN

SÓCIA DIRETORA NA ÁREA DE COMPLIANCE E PROTEÇÃO DE DADOS E CCO DO PIRONTI ADVOGADOS

– Advogada.

– Mestranda em Direito e Economia pela Faculdade de Direito da  Universidade de Lisboa (FDUL).

– Presidente da Comissão de Estudos sobre Compliance e Anticorrupção Empresarial.

– Membro consultora da Comissão Especial de Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB.

– Co-coordenadora do Grupo de Estudos sobre LGPD da Editora Fórum.

FALE COM A MARIANA

compliance@pirontiadvogados.com

MAPEAMENTO E COLETA DE DADOS:

Etapa1.1:

Entendimento geral da estrutura de Governança Corporativa da empresa, coleta de dados e documentos relevantes ao desenvolvimento de Plano de Trabalho
workstatement para aprimoramento e avaliação do Sistema de Integridade

Etapa1.2:

Mapeamento da atual estrutura de integridade e governança, análise de documentos existentes pertinentes ao Sistema de Integridade (Código de Conduta, Políticas e Regimentos Internos, Relatórios de Fiscalização de órgãos reguladores, se houver, medidas disciplinares internas aplicadas em casos anteriores de corrupção, suborno e propina, treinamentos, etc

Entregável:

Desenvolvimento ou revisão do Plano de Trabalho workstatement alinhado com os objetivos da empresa.

ANÁLISE DE MATURIDADE:

Etapa2.1:

Entrevistas com as principais áreas da empresa sobre o entendimento acerca do Sistema de Integridade e quais as principais preocupações identificadas no âmbito da administração;

Etapa2.2:

Aplicação de questionários de maturida de a fim de identificar as percepções gerais de uma amostragem de colaboradores da empresa.

Entregáveis:

Nota técnica com análise da maturidade dos colaboradores acerca da percepção da Integridade, apontando situações de melhoria, normativos que devem ser criados/revisitados e eventuais situações de riscos de integridade, corrupção, fraude detectadas nas entrevistas e questionários, bem como propondo melhores práticas ainda inexistentes na empresa e processos internos que necessitam aprofundamento.

ELABORAÇÃO DE MATRIZ DE RISCOS:

Etapa 3.1: Matriz de Riscos de Compliance

Estruturação ou revisão da matriz de riscos de Compliance com base nos riscos identificados na 2 ª fase, desenvolvendo sugestões de processos e procedimentos que devem ser priorizados nos planos de trabalho de Compliance.

Entregável:

Estruturação de matriz de risco com sugestão de instrução de procedimento ( para identificação, análise, avaliação e tratamento dos riscos de Compliance (corrupção e de imagem), riscos relacionados a regulação ou relacionamento com o Poder Público, dentre outros.

DESENVOLVIMENTO E REVISÃO DE POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS:

Etapa 4.1:

Revisão ou elaboração das normas da empresa relacionadas ao Sistema de Integridade.

Entregável:

Elaboração ou Revisão das normas de Compliance aplicadas a atividade da empresa:

Código de Conduta e Integridade;

Política de Recepção e tratamento de denúncias;

Política de Brindes, Doações e Patrocínios;

Política de Viagens e Reembolso de Despesas;

Regimento Interno do Comitê de Ética;Política de Consequências;

Política de Due Diligence e Background Check

Política de Suprimentos;

Política de Segurança da Informação;

Regimento para Condução de Investigações Internas.

Etapa 4.2:

Em havendo necessidade, atuamos no redesenho dos processos internos da empresa, para maior eficiência de sua atividade e maximização dos ganhos de sua atividade fim.

*Entre outras políticas necessárias para instrumentalizar o Sistema de Integridade da empresa e mitigar os riscos identificados nas
fases anteriores Definição após resultado do diagnóstico elaborado na 1 fase do projeto

CANAL DE DENÚNCIA:

Etapa 5.1:

Apoio na estruturação de processo de canal de Ouvidoria e Denúncias e implantação de canal de recebimento de relatos.

Entregável

Nota técnica com sugestão de adequações e/ou criação de Canal de Ouvidoria e Denúncias e sugestão de destinação do tratamento dos relatos recebidos
pelos Canal

Etapa 5.2:

Desenho do Processo de Recebimento e Tratamento de Relatos do Canal de Ouvidoria e Denúncia da empresa.

Entregável

Fluxo desenhado para o recebimento e tratativa de relatos através do Canal e o Regimento para Recebimento e Tratativas de Relato.

CONTRATO DE GESTÃO E TERMO DE ADESÃO:

Etapa6.1:

Análise de estrutura organizacional e identificação de cargos e funções que necessitem da formalização de contratos de gestão e termos de adesão.

Entregável:

Nota técnica com análise da estrutura organizacional e indicação de quais empregados em decorrência de suas funções exercidas na empresa necessitam da formalização de contratos de gestão ou termos de adesão.

Etapa6.2:

Elaboração de Contratos de Gestão e Termos de Adesão.

Entregável:

Nota técnica com minuta de contrato de gestão e termos de adesão.

MONITORAMENTO E REMEDIAÇÃO:

Etapa 7.1:

Desenvolvimento de indicadores de gestão para acompanhamento do SISTEMA de Integridade.

Entregável: 

Elaboração de KPI ´ s (Key Performance Indicators Indicadores Chave de Performance), quantitativos e qualitativos, que permitam o acompanhamento do
Sistema de Integridade pelos responsáveis pela Governança, Riscos e Compliance e pela Alta Administração, sua evolução, gaps e necessidades de  aprimoramento.

Etapa 7.2:

Realização de Due Diligence e Background Check de patrocinadores, fornecedores, terceiros, entre outros parceiros da instituição, que poderá ser realizada em
três níveis de aprofundamento, níveis estes relacionados ao grau de relacionamento com a empresa ou pessoa física foco da pesquisa ( e quantidade de informações analisadas.

Entregável:

Elaboração de Due Diligence e Background Check dentro dos critérios repassados pelo cliente, com análise de risco dos pontos encontrados, para tomada de decisão.

CAPITAÇÃO TREINAMENTO E COMUNICAÇÃO:

Etapa8.1:

Elaboração de conteúdo dos treinamentos relacionados a políticas e riscos de Compliance.

Entregável:

Conteúdo dos treinamentos online para os empregados, terceiros, parceiros e/ou fornecedores desenvolvido de acordo com as normativas da empresa.

Etapa8.2:

Realização de treinamentos presenciais sobre Compliance e Gestão de Riscos inerentes ao Sistema de Integridade.

Entregável:

Treinamento presencial à Alta Administração e seus colaboradores.

*número de pessoas ilimitado.

Cookies necessários                                                                                        Sempre ativos

Estes cookies são os mínimos necessários para que o website funcione da forma esperada e não podem ser gerenciados. Eles possibilitam funções básicas do site, como por exemplo, definição das preferências de privacidade, início de sessão ou preenchimento de formulários. Sem eles o website não funcionará.

Cookies estatísticos                                                                                                     

Estes cookies permitem a contagem de visitas e fontes de tráfego, de forma que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso site. Importante ressaltar que utilizamos estes cookies para gerar estatísticas anônimas sobre o uso deste site.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência a você no uso de nosso site.  Ao clicar em “Aceitar tudo” você concorda com nosso uso de cookies. Ao clicar em “Rejeitar cookies não necessários”, você não permitirá a coleta de cookies que não essenciais para o funcionamento do site. Você também poderá gerenciar suas preferências ao clicar em “Gerenciar Preferências”. Para mais informações acesse nossa Política de Cookies aqui.